sábado, 12 de junho de 2010

CONHECENDO AS NORMAS


Antes de qualquer conhecimento técnico, para um profissional contábil, é importante o conhecimento dos princípios contábeis, que são as regras seguidas pelos contabilistas, representam a essência das doutrinas e das teorias fundamentais relativa a Ciências Contábeis.
Assim, os princípios são os critérios aceitos pela maioria dos contabilistas. Logo são sete os princípios contábeis:

1) Princípio da Entidade
O princípio da entidade faz referência ao patrimônio que será administrado, estudado, avaliado, constituindo-se em elemento autônomo em relação aos detentores do capital aplicado, nesse mesmo patrimônio, onde, o patrimônio dos sócios não se confunde com o da empresa (entidade).

2) Princípio da Continuidade
Os procedimentos contábeis devem considerar a continuidade dos negócios da entidade, uma vez que esses negócios se renovam por meio de seu ciclo de operações e investimentos.

3) Princípio da Oportunidade
A integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais, pois todos os fatos contábeis devem ser registrados, incluindo os das filiais, sucursais e demais dependências de um a mesma entidade.

4) Princípio do Registro pelo Valor Original
Este princípio diz que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo valor originados nas transações com os agentes externos a entidade e em moeda corrente do País, não levar em conta os valores futuros de entradas ou de saídas.

5) Princípio da Atualização Monetária
Deverão ser reconhecidas as variações do poder aquisitivo da moeda nacional nos registros contábeis das entidades e por conseqüência s nas demonstrações contábeis.

6) Princípio da Competência
Por este princípio entende-se que as receitas e as despesas devem ser consideradas para a apuração do resultado do período a que se referirem e no momento de sua ocorrência.

7) Princípio da Prudência
O princípio da prudência deve ser observado quando surgirem dúvidas sobre a correção dos valores a serem registrados.
Devemos reconhecer o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário