sábado, 12 de junho de 2010

ARTIGO DO ALUNO

Contabilidade Geral X Contabilidade de Custos

A Contabilidade Geral tem como objetivo estudar e interpretar os fatos que afetam o patrimônio de uma empresa. Permite manter um controle permanente do patrimônio. Apresentando os resultados através das Demonstrações contábeis.

A Contabilidade de Custos é um ramo da contabilidade onde produz diversas informações para níveis gerenciais de uma entidade. Atuam sobre a empresa, seus produtos, seus serviços, estruturas operacionais e administrativas.

• A Contabilidade de Custos coleta, classifica e registra os dados operacionais de uma organização;
• Esses dados coletados podem ser físicos ou de valores, como exemplo, de dados físicos: unidades produzidas, horas trabalhadas, ordem de produção entre outros. Dentro desses dados é onde existe a grande potencialização da Contabilidade de custos: a combinação dos dados físicos e de valores que resultam em indicadores gerenciais.
• Em seguida esses dados são organizados, interpretados para produzir diversas informações para as áreas administrativas até a área de produção.


Nas grandes empresas, principalmente nas indústrias, é importante a Contabilidade de Geral está em sintonia com a Contabilidade de Custos, pois, recebem as informações monetárias da primeira citada, logo a contabilidade de custos precisa de diretrizes, critérios e procedimentos para produzir com maior eficiência os relatórios gerenciais. Tendo como objetivo principal aumentar os lucros.
A Contabilidade Geral repassa as informações coletadas através do confronto das receitas/despesas de um determinado período para a Contabilidade de Custos, onde esta, organiza os dados, conforme normas preestabelecidas pela organização como, sistema de rateio, custos fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, e é reenviado para Contabilidade apresentá-los nas suas demonstrações contábeis caso se necessário. Veja um exemplo:


• A Receita Bruta de Venda é uma informação coletada e organizada pela Contabilidade Geral;
• Essas receitas são deduzidas por abatimentos, devoluções ou pelo CMV (custo de mercadoria vendida), ou pelo CPV (custo do produto vendido) e ou pelo CSP (Custo do serviço prestado) onde o papel da Contabilidade de Custos participa para determinar quanto cada mercadoria , ou produto ou serviço prestado teve sua participação para a geração das despesas de fabricação.
• Em seguida a Contabilidade de Custos envia para a Contabilidade Geral essas informações;
• A Contabilidade Geral irá incluir em suas demonstrações.

Sendo a DRE uma das principais demonstrações contábeis apresentada pela Contabilidade Geral, onde evidencia o resultado econômico de determinado período de uma entidade, confrontado as despesas e receitas. Percebe-se que a Contabilidade de Custos está produzindo informações para a avaliação dessa demonstração.
A informação do CPV (Custo do produto vendido) é proveniente da Contabilidade de Custos (conforme visto no exemplo), no caso de uma empresa industrial, a informação apresenta quanto cada mercadoria ou produto custaram para a sua produção, esse custo é formado por três importantes elementos que são: matéria- prima, mão de obra e despesas gerais de produção.
A Contabilidade Geral e a Contabilidade de Custos precisam estar lado a lado para a geração de informações gerencias, logo, estabelecidas as metas de uma organização é de extrema importância o desenvolvimento sólido dessas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário